Don Dinis e as raízes históricas de um tradicional vinho português




Portugal é um destes locais que transpira tradição e abriga uma narrativa em cada azulejo, seja nas paredes ou em monumentos imponentes em meio ao campo. O que talvez você não saiba, é que este cultivo às raízes, também, pode ser encontrado nos rótulos de produtos que expandiram seus horizontes e conquistaram espaço no mercado internacional, sem perder a essência portuguesa de ser.

Um baita exemplo disso é a linha de vinhos Dom Dinis, que traz consigo o peso e o renome de um dos reis mais emblemáticos e inesquecíveis de toda a Europa. Nascido em 1261, o monarca foi responsável por um dos maiores plantios do pinhal de Leiria, que serviu de matéria prima para a construção dos navios do Descobrimento. Entusiasta das artes, Dom Dinis também defendeu o desenvolvimento de uma cultura nacional, com suas poesias trovadorescas e a criação da primeira Universidade que se tem indícios em Lisboa. Outros grandes feitos do rei foram as feiras, o crescimento das atividades marítimas e a cedência de terras para cultivo com o intuito de desenvolver a agricultura.

Para os amantes da boa gastronomia, vale ressaltar ainda a qualidade excepcional dos vinhos Dom Dinis. De coloração rubi, eles são uma ótima pedida para refeições elaboradas com peixes gordos, carnes vermelhas, risotos e massas. O sabor vibrante, tem como principal caraterística, uma marca da frutuosidade, que concede mais harmonização à mesa. Este vinho concede aos seus apreciadores uma imersão na cultura e na tradição de sabores oriundos do país lusitano.


Postagens relacionadas

Card image cap

Postado em 30/08/2019

Caminhos de Pedra: uma viagem além dos limites urbanos de Bento

Leia Mais
Card image cap

Postado em 28/08/2019

A paixão à boa mesa de uma Itália que foge do convencional

Leia Mais
Card image cap

Postado em 19/06/2019

Chef Adriano Biasotto e os prazeres da culinária made in Italy

Leia Mais

Ver mais postagens